top of page
EMFOCO-27.jpg

Ultrassom Ocular

Nossos exames

Ultrassonografia ocular

 


A ultrassonografia ocular é um exame utilizado para avaliar as estruturas do globo ocular quando a visualização direta não é possível. Pode ser útil em situações com suspeita de descolamento de retina, avaliação de moscas volantes, na detecção de lesões oculares, avaliação de tumores intraoculares, avaliação da integridade do globo ocular após um trauma, entre outras condições oftalmológicas.

 

Durante o exame, um gel especial é aplicado na superfície ocular e um transdutor de ultrassom é colocado suavemente sobre a pálpebra fechada. O transdutor emite ondas sonoras de alta frequência que penetram nas estruturas oculares e retornam em forma de ecos, criando uma imagem detalhada em tempo real do interior do olho.

Esse exame é geralmente rápido, seguro e indolor. É importante ressaltar que a ultrassonografia ocular deve ser realizada por um profissional qualificado, como um oftalmologista especializado em ultrassonografia ocular, garantindo uma interpretação precisa dos resultados para uma abordagem adequada ao cuidado ocular do paciente.

Ultrassonografia Biomicroscópica (UBM)

 

A Ultrassonografia Biomicroscópica (UBM) é um exame de imagem especializado utilizado para avaliar a região anterior do olho. É particularmente útil na visualização e análise das estruturas oculares localizadas na parte da frente do olho, como a córnea, a íris, o ângulo iridocorneano, o corpo ciliar e o cristalino.

Ao contrário da ultrassonografia ocular, que abrange as estruturas oculares internas, a UBM é focada especificamente na região anterior do olho. Isso permite aos oftalmologistas avaliar com detalhes condições como glaucoma, tumores intraoculares, doenças da córnea, lesões traumáticas e avaliação pré-operatória de cirurgias oculares, como implantes de lentes intraoculares.

Durante o exame de UBM, pode ser utilizado uma concha escleral preenchida com soro fisiológico estéril ou um gel especial é aplicado na superfície ocular para melhorar o acoplamento entre o transdutor de ultrassom e o olho. O transdutor emite ondas sonoras de alta frequência que penetram nas estruturas oculares, fornecendo imagens de alta resolução da região anterior do olho.

A UBM é capaz de fornecer informações detalhadas sobre a anatomia, a forma, a espessura e as características das estruturas oculares anteriores. Além disso, também permite a análise da arquitetura do ângulo iridocorneano, que é importante para o diagnóstico e o manejo do glaucoma. Esse exame é útil para o diagnóstico diferencial de condições oculares complexas, orientação de procedimentos cirúrgicos e acompanhamento de tratamentos oftalmológicos. É um procedimento seguro, rápido e geralmente indolor, realizado por oftalmologistas especializados em ultrassonografia ocular.

 

_edited.jpg
Axial_UBM_horizontal_probe_oriented_nasally.jpeg
bottom of page